Você que é mãe ou pai já deve ter passado por situações desafiadoras com seus filhos adolescentes. E apesar de ouvir que essa fase é difícil, não sabe como contornar ou prevenir problemas. Então vamos compreender um pouco sobre essa etapa do ciclo de vida.
A adolescência pressupõe alterações hormonais e físicas, diferenciação da família e a busca da própria identidade. No âmbito relacional, as amizades passam a ter maior importância, logo o tempo dedicado as atividades sociais fora da família são maiores. Com isso, torna-se necessário a reorganização das normas e limites. E aos pais cabe o equilíbrio entre liberdade e supervisão durante a adolescência (PAPALIA, 2022; CARTER; MCGOLDRICK, 1995).
Se você está procurando ajuda para lidar com problemas familiares ou simplesmente deseja melhorar o relacionamento com eles, considere a terapia em família como uma opção. Um psicólogo pode ajudá-lo a navegar pelos desafios da vida familiar e fornecer suporte emocional durante todo o processo.
Com carinho,
Psicóloga Maria Eduarda S. Tedardi
CRP - 08/38953
*Post desenvolvido com base no livro de Desenvolvimento Humano (PAPALIA, 2022) e na obra As Mudanças No Ciclo De Vida Familiar (CARTER; MCGOLDRICK, 1995).
Atenção: Este site não oferece atendimento imediato a pessoas em situação de emergência. Nesse caso, ligue para o número 188 (Centro de Valorização da Vida – CVV) ou entre em contato com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no número 192. (SAMU).
Maria Eduarda da Silva Tedardi - . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Three.r Comunicação