Após a chegada de um filho é comum surgir desafios para o casal. As mulheres podem se sentir exaustas, insatisfeitas com o próprio corpo e inseguras com a maternidade. Já os homens, sobrecarregados com as responsabilidades financeiras e talvez afastados da relação esposa e bebê.
Para evitar o distanciamento entre o casal é fundamental que eles preservem o tempo de qualidade juntos, compartilhem as tarefas domésticas e os cuidados com o filho, e se apoiem mutuamente nessa fase. Assim, o casal poderá fortalecer o vínculo afetivo e enfrentar as dificuldades com mais harmonia.
Outro aspecto importante é o diálogo sobre a criação dos filhos, pois os cuidadores vêm de famílias diferentes, com percepções e valores possivelmente distintos. Portanto, seria benéfico para o casal entrar em acordo sobre a educação do filho, respeitando as diferenças e buscando o equilíbrio.
Com carinho,
Psicóloga Maria Eduarda da Silva Tedardi
CRP-08/38953
Referência:
CARTER, Betty & McGOLDRICK, Mônica. As mudanças no ciclo de vida familiar: uma estrutura para a terapia familiar. Porto Alegre: Arte Médicas, 1997.
C. M. O. CERVENY; C. M.E. BERTHOUD (org.) Família e ciclo vital: nossa realidade em pesquisa. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997.
Atenção: Este site não oferece atendimento imediato a pessoas em situação de emergência. Nesse caso, ligue para o número 188 (Centro de Valorização da Vida – CVV) ou entre em contato com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no número 192. (SAMU).
Maria Eduarda da Silva Tedardi - . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Three.r Comunicação